Segunda, 22 Janeiro 2018

I Assembleia da Pastoral da Comunicação

  • Categoria: Imprensa
  • Publicado em Segunda, 11 Dezembro 2017 16:20
  • Escrito por Imprensa
  • Acessos: 60

No último domingo (3), foi realizada a I Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (Pascom) que teve como objetivo avaliar

 planejar e motivar os próximos passos da Pastoral.

O encontro teve início com a Missa de Envio dos agentes da Pascom, na Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé, em Diamantina. A Celebração foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Diamantina, Dom Darci José Nicioli, que é também o presidente da Comissão para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os agentes receberam das mãos de Dom Darci um botton  com a frase “Eu sou Pascom – Arquidiocese de Diamantina”, como gesto concreto do envio.

Na homília, o arcebispo falou do trabalho que tem sido feito desde março deste ano, pela comissão de implantação da Pastoral na Arquidiocese, o qual teve uma excelente resposta por parte dos agentes. A comissão é composta pelo assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira, pelo missionário redentorista e coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Centro-oeste, Ir. Diego Joaquim, pelo doutorando em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e colaborador da Comissão de Comunicação da CNBB, Ricardo Alvarenga, e pelo coordenador da Pascom no Regional Leste ll, Marcus Tullius.

Dom Darci ressaltou que o comunicador cristão deve fazer uma comunicação do bem e não simplesmente fazer bem a comunicação, pois não basta ser apenas um bom profissional. O comunicador é chamado a viver uma vocação e a testemunhar a fé.

Em seguida, os agentes se reuniram no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, para a segunda parte da Assembleia. O padre Rafael Vieira e o Irmão Diego falaram da importância do planejamento na Pastoral. No segundo momento, os agentes foram divididos por Forania, para avaliar e planejar dentro dos quatro eixos: Formação, Articulação, Produção e Espiritualidade. Depois o resultado foi apresentado para a Assembleia. Também foi apresentada a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, sendo ela integrada pelo, assessor eclesiástico, padre Gilvan André, pela coordenadora Raquel Magalhães,  pela  vice-coordenadora, Erika Rodrigues, que trabalham em parceria com os padres referencias e os animadores das Foranias.

O encontro foi finalizado com a Adoração ao Santíssimo Sacramento.